Helicóptero
O Helicóptero é uma aeronave que possui asas rotativas e é impulsionado por propulsores horizontais que são accionados pelo motos criando condições necessárias para que o helicóptero se aguente no ar.
Os helicópteros são utilizados a nível militar e civil, quer como transporte de tropas quer como transporte de civís. É também muito utilizado no combate a incêndios, resgate de pessoas dentro da grande cidade, transporte de bens, entre outras.
Os helicópteros foram desenvolvidos e construídos durante a primeira metade de século XX.
Helicóptero vs Avião
Ao contrário do avião, que é uma aeronave de asas fixas, o helicóptero tem umas asas que giram em torno de um mastro (asas totativas). Esta funcionalidade permite descolar e aterra verticalmente, sendo capaz também de se movimentar para a frente e para trás, para a esquerda e para a direita. Isto com o avião não é possível. No entanto, o helicóptero previlegiado pela grande capacidade de manobras não consegue levar tanta carga como o avião, sendo também muito menos autónomo do que o avião. O helicóptero opera com reduzida velocidade.
A Física
A maior parte destas aeronaves funcionam através de princípios que obedecem às Leis da Física. Isto é, a asa tem a função de ser projectada para que o ar seja empurrado para baixo com grande eficiência. Este movimento causa por um lado uma reacção contrária e uma diferença de pressao.
A reacção é resultado da Terceira Lei de Newton , criando uma força contrária ao facto do ar ser empurrado para baixo, neste caso, para cima.
A diferença de pressão é baseado no Princípio de Bernoulli, onde o ar movimenta-se com maior velocidade na parte superior e menor velocidade na parte inferior das asas. Isto causa uma diferença de pressão que aliada á reacção resulta no aparecimento de uma força. Esta força é responsável pela sustentação.
O Helicóptero é uma aeronave muito mais complexa do que o avião e muito dispendioso no que toca à sua manutenção.