Avião 

    O avião é uma aeronave mais pesada do que o ar, que se mantém no ar devido às suas características físicas. Possuem um ou mais planos de asas, sendo que estas estão fixas ao corpo da aeronave, influenciando assim o movimento da aeronave como um todo para se conseguir manter em equilíbrio no ar.

    A sustentação do avião tem a ver com a necessidade de um fluxo constante de ar que passa pelas asas. Para o avião atingir uma altitude considerável é preciso uma área plana e comprida, livre de obstáculos para que o avião em terra atinja a velocidade necessária para que com a acção do ar e dos motores o avião consiga descolar e começar o seu voo. O espaço utilizado para a descolagem e aterragem de aviões, controlo da sua manutenção e reabastecimento é o aeroporto.

    Há aviões que ao contrário dos que descolam e aterram em terra, conseguem fazê-lo na água (Hidroaviões). Aos que são capazes de descolar e aterrar quer na terra quer na água chamam-se aviões anfíbios.

    O avião é actualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (tendo em conta que os foguetes e os vaivéns espaciais não são adequados a transportes de passageiros).

 

Avião e a Física

    O avião consegue descolar e manter-se em equilíbrio no ar devido às reacções aerodinâmicas que ocorrem quando o ar passa pelas asas. Quando o ar passa a alta velocidade pelas asas é forçado a passar por baixo e por cima ao mesmo tempo.

    A parte superior da asa possui uma ligeira curvatura, para que o ar quando passa não possuir pressão suficiente para contrariar esta fisionomia, criando assim zonas de baixa pressão quer na parte superior na asa quer na parte posterior. Na parte inferior da asa temos uma área mais plana o que cria uma pressão bem maior do que na parte superior. Esta diferença de pressão resulta numa sustentação que consegue manter o avião na atmosfera.

  

Tipos de Aviões

1.      Aviões monomotores, bimotores e turbo-hélices

 

   

 

    Estes tipos de aviões funcionam através de um motor que faz accionar uma hélice, originando um fluxo necessário para que o avião se movimente para a frente.

 

 

 

2.      Aviões a Jacto

 

          Estes possuem turbinas para movimentar o avião. Os aviões a jato têm muito mais força e criam um impulso muito maior do que os aviões com turbo-hélices.

          Consequentemente conseguem atingir velocidades maiores e conseguem levar mais carga. A desvantagem dos aviões a jato é a poluição sonora que a turbina faz.

 

 

3.      Aviões Supersónicos

 

 

    Utilizam turbinas especiais, capazes de produzir uma potência que quebra a barreira do som. Como este tipo de aviões conseguem atingir altas velocidades não só as asas mas também a fuselagem é adaptada ao tipo de voo.

 

 

Segurança

 

            O avião é a aeronave mais confortável, dando na maioria dos casos aos passageiros uma sensação de perfeito equilibrio. O risco de um acidente aéreo é menor do que sofrer um acidente na viagem de carro até ao aeroporto.

            O que torna os acidentes aéreos mais alarmantes é o facto de quando ocorre um acidente o risco de mortalidade ser muito alto. A maioria dos acidentes aéreos ocorre devido a uma falha humana, quer seja dos pilotos quer seja da torre de controlo. Em segundo lugar, a maior causa de acidentes aéreos são as falhas mecânicas e em terceiro lugar estão as condições atmosféricas.