Dirigível

 

    O Dirigível é uma aeronave mais leve que o ar mas pode ser controlada. Como um balão de ar quente, o dirigível utiliza um gás para provocar a elevação. Mas, diferentemente do balão de ar quente, pode avançar através do ar utilizando sua própria potência, do mesmo modo que o avião.     Pode oscilar como o helicóptero, viajar em todos os tipos de condições atmosféricas e permanecer no ar por vários dias. Essas propriedades torna os dirigível ideal para coberturas de eventos desportivos, propagandas e trabalhos de pesquisa, assim como a exploração de baleias. O gás mais utilizado é o hélio embora o hidrogénio (facilmente inflamável) também já tinha sido utilizado, no entanto foi posto de lado depois do desastre de Hidenburg.

 

    O Dirigível é composto por um balão, três motores de corrente contínua e sensores ópticos. Dois dos motores controlam o deslocamento do Balão na horizontal, o outro motor a função de controlar o Balão na vertical. Os sensores determinam a distância do balão aos obstáculos que estejam na direcção do eixo dos sensores.

 

    Os Dirigíveis mais importantes na história são os “Zeppelins”.

 

Funcionamento

    As bolsas de ar funcionam como tanques de lastro armazenando ar "pesado". Quando o dirigível decola, o piloto expele o ar das bolsas de ar através das válvulas de ar. O hélio torna o dirigível positivamente flutuante no ar circundante e o dirigível sobe. O piloto acelera o motor e ajusta os elevadores para angcockpitular o dirigível pelo vento. O formato de cone do dirigível também ajuda a provocar a elevação.

    Quando o dirigível sobe, a pressão do ar externo diminui e o hélio no envelope se expande. Os pilotos então bombeiam ar nas bolsas de ar para manter a pressão contra o hélio. Adicionar ar torna o dirigível mais pesado; portanto, para manter uma altitude de navegação estável, os pilotos devem balancear a pressão do ar com a pressão do hélio para criar uma flutuação neutra. Para nivelar o dirigível durante o vôo, as pressões do ar entre as bolsas de ar frontais e traseiras são ajustadas. Os dirigíveis podem navegar em altitudes de 305 a 2.135 m.

    Para descer, os pilotos enchem as bolsas com ar. Isso aumenta a densidade do dirigível, tornando-o negativamente flutuante e fazendo-o descer. Novamente, os elevadores são ajustados para controlar o ângulo de descida.