Helicóptero

 

     As primeiras referências ao voo vertical surgem a partir na China em cerca de 4oo anos a.C. No entanto as primeiras ideias concretizáveis no que toca ao voo vertical surge através de Leonardo da Vinci quando este concebe a ideia do “parafuso vertical”. No entanto a ideia foi esquecida pois as atenções prioritárias do homem concentravam se mais no voo “plano” o que levou ao aparecimento do avião. Apesar de ter sido posta de parte durante muitos anos a ideia nunca foi esquecida e portanto em 1907 aconteceu o primeiro voo com êxito no que toca a esta aeronave, apesar de este não ser considerado um voo livre pois o helicóptero encontrava se preso ao chão devido a sua grande instabilidade. Nos anos 20 vários testes foram realizados na tentativa de dar as pás das hélices maiores rendimentos, e aproveitando essas novas ideias em 1937 Hanna Reitch conseguiu o primeiro voo de um helicóptero completamente controlável e autónomo.

     No início dos anos 40, Igor Sikorsky esteve na base do aparecimento do Sikorsky R4 um dos primeiros helicópteros a que modemos chamar "modernos".. Em 1946, foi lançada a produção em série do Bell 47B, que atingia  velocidades na ordem dos 140km/h, com duas pessoas a bordo.

    Entretanto, no fim dos anos 50, os helicópteros começam a especializar-se e a desenvolver-se tornando-se fundamentais em diversos ramos nomeadamente para os bombeiros, o que facilitou não só o resgate em casos de calamidade como sismos ou inundações, mas também para o combate a incêndios, podendo estes atingir velocidades de 260 km/h, com  44 lugares a bordo.

    Tendo se tornado um símbolo de poder, o helicóptero veio a ser também uma fonte de prestígio para determinados homens de negócios. Tudo começou quando a companhia norte-americana Bell não ganhou uma encomenda de helicópteros de observação, acabando, em 1965, por adaptar o projecto à área civil. Este helicóptero veio a ser um modelo popular entre os homens de negócios, apreciadores do conforto que se deslocam frequentemente entre longas distâncias.

    Nos anos 70, acabou por ser melhorado, readquirindo o seu interesse militar, pelo que foi vendido a forças armadas de todo o Mundo. Ainda no campo militar, surgiu o AH-64 Apache, que veio a constituir a base dos helicópteros modernos e a evolução rápida e variada que hoje podemos observar nos nossos céus.

   Hoje em dia os helicópteros, por serem transportes tão rápidos, práticos e eficazes são fundamentais em algumas cidades, que têm grande afluência de tráfego, permitindo libertar um pouco as estradas, funcionando estes como taxis aéreos.