História da Aviação

    O Céu é talvez uma das mais incríveis conquistas do homem e decerto uma das mais úteis. Desde as suas inúmeras aplicações: tanto no ramo militar, como no comercial ou mesmo no entretenimento, sem ela de certeza que a nossa vida não seria igual.

 

    A vontade de voar remonta à pré -história, mais concretamente ao momento em que o homem se concentrou na observação do voo de alguns animais. Tendo desde sempre despertado o mais profundo desejo e curiosidade, a história da aviação está no entanto repleta de fracassos.

É no entanto por volta de 400 a.C. que supostamente um estudioso grego, Archytas, construiu um “pombo” de madeira capaz de "voar" cerca de 180 metros. Apesar de poucas certezas ou provas é especulado que este “avião" utilizava um jacto de ar para alcançar uma certa altura e então praticar o voo, embora não se saiba nem de onde nem com que tecnologia apareceram os referidos jactos. Se este facto histórico fosse realmente verdade, este teria sido a primeira máquina voadora a voar “sozinha”.

 A Pipa

    Por volta de 300 a.C. os chineses inventaram a pipa, bem como todos os “hardwares” e técnicas "voar" no ar. Uma pipa é um basicamente um tipo de planador simples e muito rudimentar.

    Durante centenas de anos várias pessoas acreditaram que um humano poderia voar ou flutuar no ar se usassem asas, (isto um pouco à imagem provavelmente do que observavam dos pássaros), colocando nos braços uma espécie de asas e balançando-as. No entanto todas as tentativas de voar em que se usavam este tipo de técnicas falharam, tendo muitas delas acabado em várias mortes (um exemplo disso em portugal foi a tentativa de voo de João Torto). 

 

    Por volta de  200 a.C., o matemático e inventor grego Arquimedes descobriu a formula que permitia os  objectos flutuar em líquidos (conta-se que ele a descobriu  enquanto tomava banho e, espantado com a sua descoberta (e nu), saiu pelas ruas de Siracusa gritando "Eureka", que significa "Descobri.  Em 1290 o monge inglês Roger Bacon escreveu que o ar, como a água, tinha algumas características de sólidos. Bacon estudou as idéias de Arquimedes e chegou à conclusão que, se as pessoas pudessem construir uma máquina que tivesse as características adequadas, o ar iria suportar a máquina assim como a água suporta um navio. Foi a partir destas primeiras ideias e teorias que foram lançados os dados para o inicio e evolução da aviação até aos dias de hoje e tal como a conhecemos.