Planadores

 

Planadores

 

Os planadores são aeronaves semelhantes aos aviões pela sua forma. No entanto as suas características são diferentes: estas aeronaves apenas se mantêm no ar pela força do ar, ou seja, através dos ventos que criam correntes de ar que em contacto com as asas fazem com o que o planador não caia sem precisar de um motor.

Para a sua construção é preciso ter em atenção a sua forma aerodinâmica para que com a ajuda das Leis da Física o planador consiga permanecer no ar. Para isto acontecer as asas têm de ter um comprimento maior do que o normal e com uma pequena espessura. Os planadores têm de ser construidos com materiais que consigam obter o menor atrito possível com o ar. Inicialmente construiam-se com madeira, mas ao longo dos tempos foi-se utilizando fibra de vidro e alumínio. A partir de 1980 os planadores passaram a ser construidos com fibra de carbono, sendo um material muito leve e com grande resistência.

Um dos problemas que existe com os planadores é a descolagem embora já se tenha conseguido desenvolver técnicas eficazes. Uma das técnicas é utilizar um reboque aéreo em que o planador vai agarrado por uma corda a outro aviões e quando este atinge uma altitude considerável o avião larga-o no ar. Outra técnica que tem vindo a ser mais utilizada é utilizar os motoplanadore, ou seja, em que o planador contém um motor para que o consiga elevar a uma certa altitude para que aí o motor seja desligado e o planador fique sujeito às correntes de ar.

É graças às correntes ascendentes existentes na atmosfera que o planador com a suas asas longas e com o seu aspecto aerodinâmico consegue percorrer longas distâncias.