Balão

 

    O Balão consiste no transporte de pessoas ou objectos utilizando uma lona em que o ar é retido no seu interior. Este ar é um ar quente que é controlado através de uma substância mais leve que o ar, normalmente uma chama.

Existem três tipos de balões (mais importantes):

 - Balões de ar quente: permanecem na atmosfera através do aquecimento ar. São também os mais utlizados.

- Balão a gás: o ar dentro do balão é um gás não aquecido, tais como o Hidrogénio, o Hélio, a Amônia e o Gás de Carvão. Mas estes não são utilizados com tanta frequência pois são gases com capacidades limitadas, excepto o Hélio que é utilizado em todos os dirigivéis dos Estados Unidos.

- Balões de Rozier: utilizam tanto os gases aquecidos como os não aquecidos. Utilizados normalmente em voos de longa distância.

    A primeira pessoa a fazer testes com um balão foi Bartolomeu de Gusmão, com a passarola (1708). Os seus testes foram feitos à familia real portuguesa. Historicamente afirma-se que o seu voo foi desde o Castelo de S.Jorge até ao Terreiro do Paço em Lisboa (cerca de um quilómetro). Mas só em 1783 houve provas escritas de um balão capaz de transportar pessoas (os irmãos Jacques e Joseph Montgolfier).